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quinta-feira, 3 de março de 2016



M. Gama Duarte / 2016
(Instalação/Cenário)

Título:
Ilustração para
Raminho de Oliveira 
Raminho
de Oliveira




Foste bandeira…
Foste
estandarte !…

Foste coluna de alabastro…












Hoje acordei (do modo como habitualmente acordo) com o agudíssimo alarme do despertador de cabeceira a ferir-me impiedosamente por dentro… (magoando-me os ouvidos; o cérebro; o peito… – todas as minhas entranhas) – e ele sempre a avisar-me que vão já sendo horas…
E hoje – (pelas 7,30 h da manhã… ou à volta disso) – um esplendido dia de Sol a prometer-se.  
. . .

Levantei-me e, antes de mais, a certeira e inevitável corrida ao quarto de banho.
Concluída a minha higiene básica (nada de complicado) – aqueles cuidados que se recomendam – umas voltinhas mal medidas, e à toa, pelos recantos da casa… E a minha súbita aparição perturbando a quietude das coisa… e até eu próprio a mim me surpreendendo ao ver-me assim tão madrugador… E, mais estranho ainda, tudo isto numa manhã de domingo.



M. Gama Duarte / 2016
(Instalação/Cenário)

Título:
Ilustração para
Raminho de Oliveira
(pormenor 1)
Deambulando meio acordado, contornei a mesa da sala de jantar; de perfil desengonçado descansei em todas as ombreiras e esquinas; rocei, quase em desequilíbrio (mas a tempo de me recompor), as aduelas das entradas das restantes divisões… Lancei um olhar de relance às lombadas dos livros que repousam nas estantes… e uma outra olhadela às revistas em monte nas cadeiras – desarrumação que se eterniza por falta de campo nas prateleiras onde fosse possível enfiá-las… Enfim.





Quando entrei na cozinha, entre a garrafaria despejada e copos sujos da noite que faço por esquecer, encontrei encostado à fruteira de verga um saco de plástico transparente, e aberto, onde o meu olhar se fixou demoradamente. Dentro do saco encontravam-se esquecidos restos de pão. Avancei dois passos; peguei no saco.

M. Gama Duarte / 2016
(Instalação/Cenário)

Título:
Ilustração para
Raminho de Oliveira
(pormenor 2)
Ao lava-loiça humedeci os restos de pão num fio de água que fiz correr quase e só por pensar em fazê-lo. Transportei depois, até à marquise envidraçada da sala, os pedaços de pão molhados num recipiente de inox redondo e fundo. E, por entre peças de roupa estendida, alcancei uma frincha estreita onde mal me coube um braço, e, através dela, lancei todo o conteúdo do recipiente…

Os pedaços de pão cruzaram ao largo o estendal da vizinha do 1.º andar (a vizinha mais antiga no prédio, e que quase não sai).
O pão cruzou também ao largo o estendal do rés-do-chão onde julgo que vive a ave exótica que acorda cedo aos domingos e enche a manhã com o seu cantar excêntrico que me diverte…


M. Gama Duarte / 2016
(Instalação/Cenário)

Título:
Ilustração para
Raminho de Oliveira
(pormenor 3)
Por estas bandas, a horas mansas, um assomar de rosto ou um esticar de braço à janela, ou à varanda, é um sinal de aviso que não escapa a uma diversificada população atenta: pombos, rolas, gaivotas, pardais… e outras espécies que mal defino, mas que todos os dias para ali imbicam e se misturam com as demais.


Um proeminente bater de asas enche o jardim da praceta... Uma nuvem em movimento frenético vai engrossando… – dezenas e dezenas de asas (partem do alto, como que em debandada, desertificando beirais, chaminés, cordas de estendais de apartamentos temporariamente desabitados, postes de iluminação, topos de candeeiros públicos, etc… etc…).

Motivo:
Pombo da Rua da Lapa
(Foto:
M. Gama Duarte/2016)
Poderia contar dezenas… dezenas e dezenas de pombos, rolas, gaivotas, pardais, etc… etc. Mas talvez não tantas dezenas, e decerto não me impressionando tanto como me impressionava um outro similar espectáculo de que me recordo: logo ao despontarem os primeiros raios de sol (diariamente – e sempre… e sempre) – pombos e pardais (e neste caso apenas pombos e pardais) –, ocupavam o quintal traseiro daquela cave do n.º 26 da Travessa das Almas à Lapa (Lisboa) – andar que a minha mãe continuou a habitar depois de o marido (e meu pai) lhe faltar no ano de 1987.


Motivo:
Pombo da Rua da Lapa
(Foto:
M. Gama Duarte/2016)
Mas hoje ao observar através da janela da marquise do apartamento que habito aqueles animais a deslocarem-se pelo céu – lembrando os anjos (voando) –, em mim não deixam de existir, e de sobreviver, motivos que me inspiram a trata estas aves  por ovelhas.


Motivo:
Pombo da Rua da Lapa
(Foto:
M. Gama Duarte/2016)


Ajudo-as a alimentarem-se a partir deste 2.º andar onde habito com a minha família. E por aqui e por ali, sobre erva sempre viçosa, estas aves vão comendo o pão que lhes botam, como se pastassem à semelhança das ovelhas pelos campos…
Todavia, nunca achei que lhes devia pôr nome com o propósito de as distinguir (podendo assim reconhece-las onde quer que as visse).


Também nunca me ocorreu baptizar aquela velha oliveira que também vejo através da mesma janela à qual me inclino…
Na vida real, e no conto semi-verdadeiro que intitulei “A Oliveira e o Tocador de Concertina”, a oliveira é simplesmente uma oliveira – um ser que não tem necessidade que para nome lhe inventem um outro diferente do seu real nome: oliveira… Porém, nas fábulas acontece haver personagens de natureza não humana com nome de gente.
Mas a oliveira das traseiras do meu prédio não precisaria dessa personificação ou atributo humano (de um nome de gente) para que dela me abeirasse e lhe pedisse que me dispensasse (que me permitisse que lhe roubasse) uma pequenino raminho… (teria esperança que me compreendesse no gesto de lhe arrancar um pequeno pedaço de si).


M. Gama Duarte / 2016
(Instalação/Cenário)

Título:
Ilustração para
Raminho de Oliveira
(O casal)
Eu poderia todavia explicar-lhe: “Não sei se saberás cara amiga oliveira (?)… é que prometi a mim mesmo que ofereceria um raminho de oliveira a uma certa pessoa que já partiu para o eterno, e que neste momento, e não longe daqui, aguarda esse raminho…   
. . .










Mas hoje, 5 de Fevereiro do ano de 2012, cheguei à janela e pareceu-me ver as minhas vizinhas pombas numa inabitual agitação…
Deram conta de mim ao aproximar-me por detrás das vidraças… E logo a seguir deram conta também do meu braço a avançar por de cima do parapeito da janela; e talvez dessem também conta da expressão do meu rosto… que talvez lembrasse uma página em branco (pálida) sem qualquer pinga de texto… Talvez também dessem conta dos meus pensamentos: ora vindo… ora se esvaindo… ora de novo claríssimos… – assim: sem de uma vez se fixarem num tempo definido… Pensamentos tropeçando em imagens dormentes e de brilhos dúbios… – tudo numa inquietante intermitência entre a realidade e uma miragem insustentáveis.

Os flocos daquele ouro branco (os pedaços de pão amolecidos num fio de água) iam caindo e esmigalhando-se no solo em fragmentos miúdos que num ápice desapareciam nos bicos frenéticos e imparáveis.
Algo nesta passagem (neste desfile de pormenores; nesta película de encantamentos e desencantos) parecia ter força invocativa da memória da minha mãe (da mãe Maria do Rosário) – memória de uma das facetas mais generosas da sua longa vida…


M. Gama Duarte / 2016
(Instalação/Cenário)

Título:
Ilustração para
Raminho de Oliveira
(O casal – plano próximo)

Assisti algumas vezes (emocionando-me…), àquele seu filantrópico compromisso…

Dizia-me ela que os pombos e os pardais já sabiam a que horas a porta do quintal se escancarava e ela aparecia… A seguir era ela a descer os tês degraus de pedra do quintal com as mãos ocupadas com a bacia larga de esmalte cheia de pão.
Mas antes, enquanto ia partindo o pão duro em fragmentos cada vez mais miúdos, e os esmagava formando uma amálgama, dizia-nos:




– “Já lá estão fora à minha espera… Assim que desponta o Sol, lá vêem eles… e ali ficam até me verem aparecer… não arredam pé… E já me conhecem…  eles sabem bem quem é que os trata…”


(E abria-se, no fino rubor das faces de Maria do Rosário, aquele parêntesis que se preenchia com um sonoro sorriso … – um sorriso simples… solícito…).
– “Oiço-os logo…” – dizia a mãe e avó Rosário… e continuava com explicações segundo o que ela acreditava saber dos costumes daquelas pequenas aves que colhiam benefício da generosidade da senhora caridosa da cave do n.º 26 da Travessa das Almas à Rua de Santana à Lapa…


Na Foto:

Maria do Rosário Duarte
quando jovem)  
























Foto de painel de azulejos pintados à mão (obra exemplar da Tradicional Azulejaria Portuguesa), embutido na parede de frente do lado interior da entrada do edifício (antigo convento) onde funciona a Junta de Freguesia da Lapa (Lisboa) e o Recolhimento de Nossa Senhora do Carmo da Lapa.       



. . .

Pintura sobre tela
de M. Etelvina

Hoje (e especialmente hoje, em que a mais ínfima gota de água me lembra uma lágrima) ao reter-me ali por de traz das vidraças deste segundo andar, de olhos naquele rebanho – um rebanho diferente dos rebanhos  que pastam sobre o verde das planícies –, imaginei a minha mãe entre aquele prodigioso rebanho munido de asas (entre aquelas ovelhas com o corpo coberto de penas em vez de pelo)… aquelas alminhas à sua volta, esvoaçando em sua órbita, de bicos famintos fazendo subitamente desaparecer todo o pão que lhes havia distribuido. E imaginei também uma bandeira, e um estandarte… E ainda uma coluna de alabastro, hirta e imponente, e rodeando-a bandos e mais bandos de pombos.  

Estampa antiga
de imagem de santa


Nunca antes as mãos hábeis do meu imaginário se havia dado à fantasia de ali içarem bandeiras e estandartes, e erguerem majestosas colunas... Também nunca antes as mãos do meu imaginário ali, pedra sobre pedra, haviam dado forma a uma sumptuosidade edificação… Não porque o lugar não o merecesse; não porque fosse impossível imaginar ali um magnífico templo dedicado (e para culto) a uma Diana, a um Xiva, a um Cristo; a um Buda… ou a uma outra entidade divina… – isto um templo magnífico e ao mesmo tempo deveras singelo… desenhando-se no seu mármore, ao alvorecer e ao findar do dia, frescas sombras de abetos, de cedros, de palmeiras, ou sombras de simples e discretas oliveiras que as mãos hábeis do meu imaginário também plantariam ali à volta do majestoso templo...

Mas uma simples e discreta oliveira de verdade existe ali… vejo-a todos os dias das mesmas janelas… (lá está) – real e a mesma de que falo no conto semi-verdadeiro “A Oliveira e o Tocador de Concertina” que escrevi há seis anos (Junho do ano de 2006).
No conto o tocador de concertina é presença regular e singular… E o tio Flávio, que entra no conto, emociona-se ao ouvir nas manhãs de domingo o tocador de concertina a ressuscitar Bach (Johann Sebastian Bach).
No conto o tio Flávio chama ao velho tocador de concertina o francês…
… E a velha oliveira dispensa ao velho francês a sua sombra enquanto a concertina mágica enche com sons de Bach a ampla praceta… E os pombos, gaivotas e pardais, vão povoando os beirais, as chaminés, os cabos eléctricos, os topos dos candeeiros públicos... (toda a passarada descansando as suas assas e, quem sabe, encantada escutando Bach).
Clarinha – personagem que também entra no conto –, certa manhã de Domingo encantada e curiosa, perguntou ao tio Flávio:
– “Tio Flávio: de onde vem esta música?... Quem está a tocá-la?
E o tio Flávio responde:
– “É o francês...”
E a resposta do tio ocasiona uma nova pergunta da parte de Clarinha:
– “E quem é o francês, tio”?
E é Dulce (a tia de Clarinha e mulher de Flávio) que adiante intervém esclarecendo tudo sobre o misterioso personagem que despertou a curiosidade da pequenita:
– “Sabes Clarinha (?)… essa história do francês é uma velha fantasia criada na cabeça do teu tio Flávio …”
. . .

M. Gama Duarte / 2016
(Instalação/Cenário)

Título:
Ilustração para
Raminho de Oliveira
(O avião)

Nunca me ocorreu inventar nomes para as ovelhas aladas que pastam no prado que vejo através das minhas vidraças... Nunca achei importante, ou senti necessidade, de as distinguir de forma a reconhecê-las onde quer que as visse… Tal como nunca me ocorreu baptizar aquela velha oliveira que faz sombra ao tocador de concertina do conto...

Na vida real, e no conto semi-verdadeiroA Oliveira e o Tocador de Concertina”, a oliveira é simplesmente oliveira… sem necessidade que para nome lhe inventem um outro nome diferente de oliveira… Porém nas fábulas acontece haver personagens de natureza não humana com nome de gente.
A oliveira não precisaria dessa personificação ou atributo humano (nome de gente) para que dela me abeirasse e lhe pedisse um raminho, esperançado em que me compreendesse no gesto de lhe arrancar um pequeno pedaço de si.
Mas poderia todavia explicar-lhe: “Não sei se saberás cara oliveira (?)… mas prometi a mim mesmo que ofereceria um raminho de oliveira a uma certa pessoa que já partiu para o eterno, e que neste momento, não longe daqui, aguarda…   




M. Gama Duarte
(Extracto da crónica "Raminho de Oliveira" escrita entre 5 de Fevereiro e 25 de Abril de 2012)

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