123456789

123456789

MENSAGEM AOS VISITANTES DO BLOG

Saúdo todos os que acedem a este meu Blog, venham ou não, de futuro, a tornarem-se visitantes habituais do mesmo.

Apraz-me contar com todos neste espaço de partilha.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015




Capa da 1.ª edição da Série Colecção RECORTES (poemas), editada pelo Círculo Juvenil de Cultura em Maio do ano de 1983. 




Capa da 2.ª edição da Série Colecção RECORTES (poemas), editada pelo Círculo Juvenil de Cultura em Maio do ano de 1984. 






De memória…
Breve referência à existência do Circulo Juvenil de Cultura


O Circulo Juvenil de Cultura teve o seu tempo, e fez história, em plenos anos oitenta na cidade de Lisboa. Constituiu-se – assumindo a denominação de Cooperativa Cultural – por iniciativa de um grupo de jovens ainda estudantes, ao tempo a frequentar cada um o seu curso universitário.

O Recortes 2 – publicado um ano depois da publicação do Recortes 1 – reuniu poemas e desenhos de gente de dentro e de fora do Circulo Juvenil de Cultura.
Foram participantes neste Recortes 2 – no ano em que o C.J.C. completava quatro anos de existência –, José Alfaro; Rosa Maria Duarte; M. Gama Duarte; José Ribeiro Marto; Helena Cunha; Elizabeth Meneses; Fátima Dias; Xico Raposo; Artur Cordeiro; Kika; Pedro; Paulo Mestre; José Junça.

José Junça (José de Matos Junça: 1912 – 2009) – poeta alentejano natural de Avis (Distrito de Portalegre) – veio pela primeira vez ao encontro do Circulo Juvenil de Cultura numa manhã de fim de semana, juntando-se ao grupo num celebre pequeno café do Bairro da Ajuda em Lisboa, onde o C.J.C. por vezes se reunia. Traçavam-se por essa altura as primeiras linhas do plano para a feitura e edição do Recostes 1.  
A 17 de Junho do ano de 1983 – no intervalo entre o lançamento do Recortes 1 e o lançamento, um ano depois, do Recortes 2 – José Junça festeja o seu 71.º aniversário (o “jovem” de idade mais avançada que integrou o grupo).    

Precisamente passado um ano do lançamento do Recortes 1, realiza-se o lançamento do Recortes 2 – o qual decorreu, de forma original, em Maio do ano de 1984 nos degraus da entrada principal da Faculdade de Letras de Lisboa, e à vista de olhos curiosos que, informados ou não do acto simbólico que ali acontecia, simplesmente passavam ou então, dando mais atenção ao evento, se aproximavam e permaneciam observando com o propósito de mais ficarem a saber sobre as actividades do C.J.C.
De 500 exemplares foi a tiragem do Recortes 2 – edição numerada e com a chancela do Circulo Juvenil de Cultura.

Um dos exemplares do Recortes 2 foi suspenso em dúzia e meia de balões de cores variadas, e, respeitando a ordem do guião, à hora estipulada para o lançamento esse exemplar que se havia prendido os balões por fios de algodão, foi levado a todo o gás ao encontro das nuvens.
Onde teria ele ido parar? (…) – de nenhum lugar chegou notícia. Provavelmente algures em terras a Sul (Além Tejo) – isto se o vento entretanto não mudou...



M. Gama Duarte
  

Sem comentários:

Enviar um comentário